Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Lewis Hamilton torna-se cidadão honorário brasileiro

08 de Novembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Piloto inglês foi homenageado na Câmara dos Deputados
Piloto inglês foi homenageado na Câmara dos Deputados (Crédito: EVARISTO SA / AFP)

 

Do fundo do corredor central do plenário da Câmara dos Deputados, os olhos tímidos de Breno Rodrigues de Almeida, de 16 anos, procuravam uma brecha entre os fãs e funcionários do Congresso para ver o ídolo que acabava de chegar à mesa da Presidência. Esticava o pescoço, ficava na ponta dos pés, se apoiando como dava, tudo para ver Sir Lewis Hamilton, que recebeu o título inédito de cidadão honorário brasileiro.

No clima de autódromo que tomou conta do plenário da Câmara na tarde de ontem (7) para homenagear o piloto britânico heptacampeão mundial de Fórmula 1, o jovem Bruno, menino negro nascido em Brasília, auxiliar de escritório há quatro meses do Senado Federal, estava ansioso para acompanhar a sessão solene que transformou o piloto em cidadão honorário do Brasil.

“Ele me inspira bastante, mesmo sabendo que eu quero seguir outro esporte”, disse Breno, que sonha em ser, um dia, jogador de futebol pelo Flamengo. “O esporte é outro, mas ele é um ídolo, um exemplo grande para mim. Com as palavras dele, me incentivo a buscar, a querer chegar onde eu quero.”

Na tribuna, Lewis Hamilton falou ao coração de Bruno e de centenas de jovens que se aboletaram nas poltronas de parlamentares e ocuparam a casa do povo. Depois de dar uma “boa tarde” em português, quase sem sotaque, Hamilton contou que, desde criança, com cinco anos de idade, quando disse que queria ser piloto de Fórmula 1 ao ver Ayrton Senna na televisão, ouvia que tinha de desistir e que aquilo seria impossível.

O inglês foi o primeiro estrangeiro a receber o título de cidadão honorário brasileiro. Dedicou a honraria a Ayrton Senna, seu grande ídolo, agradeceu o carinho dos fãs e disse que não vê a hora de passar mais tempo no Brasil e conhecer lugares como a Amazônia. “Estou muito honrado por esse amor que sempre me demonstraram. Muito obrigado do fundo do meu coração. Eu, agora, posso dizer finalmente que sou um de vocês.”

A ideia de fazer a homenagem tem origem no carinho que Hamilton demonstra ao Brasil e que culminou, em novembro do ano passado, numa homenagem a Ayrton Senna. Após vencer o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Interlagos, em São Paulo, o britânico repetiu o gesto que Senna havia feito exatamente 30 anos atrás, dando mais uma volta no autódromo com a bandeira do Brasil. Hamilton usou, ainda, um capacete com as cores da bandeira brasileira, em homenagem ao ídolo da velocidade. (Estadão Conteúdo)