Eleições 2022
Presidente argentino visita Lula em SP
O presidente argentino, Alberto Fernández, visitou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ontem (31), em São Paulo. Os presidentes ficaram reunidos por cerca de três horas. O líder argentino não detalhou as conversas, mas chamou o presidente eleito de “amigo”.
“Agora já podemos falar mais do futuro do que do passado”, declarou o líder argentino, que colecionou atritos com Bolsonaro. “Compartilhamos o mesmo olhar sobre necessidade de integração da América Latina”, seguiu. “Temos necessidade de democracia se consolidar no continente.”
Fernández anunciou que Lula terá a Argentina como seu primeiro destino de viagem internacional, antes mesmo de tomar posse. Ter a Argentina como primeiro destino do presidente eleito no Brasil era uma tradição no País, que foi quebrada por Jair Bolsonaro (PL).
Lula, assim, vai restaurar tradição de fazer primeira viagem para a Argentina. Bolsonaro escolheu ir para o Chile depois de se eleger e manteve críticas a Fernández, que é de esquerda.
Ontem, um dia depois de ser eleito, Lula começou a receber ligações de chefes de Estado de diversos países, felicitando-o pela eleição. Entre as autoridades internacionais que conversaram com Lula estão o presidente da França, Emmanuel Macron; o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez; e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Lula também recebeu diversas mensagens de autoridades internacionais pelo Twitter. (Estadão Conteúdo e Agência Brasil)