Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Taxa de positividade da Covid-19 aumenta de 9,6% para 15,3%

10 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Especialistas temem nova alta de casos.
Especialistas temem nova alta de casos. (Crédito: AGÊNCIA BRASIL (14/8/2021))

 

Diante das medidas de relaxamento contra o novo coronavírus, como o fim da obrigatoriedade das máscaras em diferentes Estados, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) registrou aumento na taxa de testes positivos nas farmácias. O índice saltou de 9,65%, na semana entre 11 e 17 de abril, para 15,3% na semana entre 18 e 24 de abril, dados mais recentes. Nos últimos dias, figuras públicas como o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) e o pré-candidato a vice-presidência Geraldo Alckmin (PSB) foram diagnosticados com a Covid-19.

Conforme a Abrafarma, foram 67.314 testes rápidos realizados, das quais 10.307 indicaram diagnóstico para o novo coronavírus. Já entre 11 e 17 de abril, foram registrados 5.677 testes positivos. Segundo a entidade, o aumento de casos coincide com a flexibilização de medidas no combate ao novo coronavírus.

Especialistas afirmam que o risco de um novo “tsunami” de infecções é baixo, diante das elevadas taxas de vacinação no País, mas é possível que tenhamos nova alta de casos. Embora grande parte da população tenha tomado a vacina, médicos reforçam a importância de tomar a dose de reforço -- no caso dos adultos, a 3ª, e no caso dos idosos ou imunossuprimidos, a 4ª injeção. Além disso, recomenda-se aos grupos vulneráveis evitar aglomerações e usar máscaras em ambientes fechados. (Estadão Conteúdo)