Geral
Em Brasília, máscara não é mais obrigatória
O governo do Distrito Federal (DF) anunciou a liberação do uso de máscara partir de ontem (10). O decreto que extingue a obrigatoriedade foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal.
“Vai existir um debate sobre a liberação, e quem quiser continuar usando a máscara pode continuar usando sem problema nenhum. Não é obrigatória a retirada da máscara; deixa de ser obrigatória a utilização dela em ambientes fechados. A gente espera que a população tenha os cuidados evitando aglomeração, pois a pandemia ainda existe. Chegou a hora de tentarmos voltar a ter uma vida normal”, afirmou o governador.
A liberação ocorre em meio à queda na taxa de transmissão do coronavírus no Distrito Federal e ao avanço da vacinação. Atualmente, o DF tem 89,22% do público-alvo vacinado com a primeira dose, 80,28% com a segunda dose e 34,63% com a dose de reforço.
Em São Paulo
O governo paulista estuda manter o uso de máscaras em hospitais, unidades de saúde e transporte público, mesmo após desobrigar o uso da proteção em locais abertos. O Estado pretende discutir em duas semanas se vai acabar com a exigência do item em locais cobertos.
O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse ontem que algumas exceções serão mantidas para preservar a saúde da população. “Muito possivelmente, se as coisas se mantiverem com essa evolução, em 15 dias também vamos retirar as máscaras nos locais fechados, exceto nas unidades de saúde”, afirmou. (Estadão Conteúdo)