Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Destroços de navio são achados após 107 anos

10 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Falklands Maritime Heritage Trust / National Geographic)

Destroços do navio Endurance, do explorador Ernest Shackleton, foram encontrados 107 anos após o naufrágio. A embarcação que foi esmagada por gelo antártico e afundou a cerca de 10 mil pés (3 mil metros) foi encontrada por cientistas no último fim de semana nas profundezas da Antártida

A descoberta foi anunciada ontem (9), em um comunicado da expedição de busca, a Endurance22. As filmagens mostravam o navio em condições notavelmente boas, com seu nome claramente visível na popa.

Tentativas anteriores de localizar os destroços do navio de madeira com 44 metros e três mastros, cuja localização foi registrada por seu capitão Frank Worsley, falharam devido às condições hostis do Mar de Weddell, na Antártida, coberto de gelo.

No entanto, a missão Endurance22, organizada pelas Malvinas Maritime Heritage Trust, usando veículos subaquáticos avançados equipados com câmeras de alta definição e scanners, rastreou os restos mortais da embarcação. “Estamos maravilhados por nossa boa sorte...”, disse Mensun Bound, diretor de Exploração da expedição.

“Esta é de longe a melhor conservação de um naufrágio de madeira que eu já vi. Está na vertical, intacto e em brilhante estado de conservação”, reforçou o arqueólogo marinho. “Você pode até ver o Endurance na popa”, completou. (Estadão Conteúdo)