Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Aeronave com 42 brasileiros chega hoje (10)

10 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O KC-390 é o maior avião militar fabricado no Hemisfério Sul.
O KC-390 é o maior avião militar fabricado no Hemisfério Sul. (Crédito: JOSÉ CRUZ / AGÊNCIA BRASIL)

 

O avião KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) que foi enviado pelo Ministério das Relações Exteriores para resgatar brasileiros residentes na Ucrânia, decolou ontem à tarde de Varsóvia, na Polônia, em direção ao Brasil. A aeronave levou doações para a Ucrânia e está repatriando brasileiros e sul-americanos que fogem do conflito.

O voo trará 42 brasileiros, 20 ucranianos com famílias no Brasil, cinco argentinos e um colombiano, além de 14 crianças. Também serão trazidos oito cachorros e dois gatos, pertencentes aos refugiados.

A informação do retorno foi confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais. Mais cedo, a FAB publicou um vídeo com o embarque dos passageiros. Batizada de “Operação Repatriação”, a iniciativa envolve os ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde.

O KC-390 saiu de Brasília na última segunda-feira (7) e fez três escalas técnicas: uma em Recife, outra na Ilha do Sal (Cabo Verde) e a última em Lisboa (Portugal), levando 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo, segundo comunicado divulgado pelo governo brasileiro. A chegada está prevista para o início da tarde de hoje em Brasília.

“Espero que em breve possamos estar casa, em segurança. (Quero) Agradecer a embaixada brasileira pelo auxílio nesse momento complicado que todos nós passamos”, disse o jogador de futebol Murilo Maia, de 23 anos, num vídeo em que documentou o embarque em Varsóvia.

Refugiados

Ontem (9), tropas russas chegaram perto de Kiev, às vésperas de mais uma reunião de negociação de alto nível entre os dois países desde a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Filippo Grandi, entre “2,1 milhões e 2,2 milhões” de ucranianos fugiram de seu país desde o início da invasão. (Agência Brasil e AFP)