Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Sancionada lei que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down

A data, celebrada no dia 21 de março, já constava na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), mas ainda não fazia parte do calendário brasileiro

04 de Março de 2022 às 13:53
Cruzeiro do Sul [email protected]
 Bras..lia - Crian..as e adultos com s..ndrome de Down participam de evento no Senado. (Marcelo Camargo/Ag..ncia Brasil)
Bras..lia - Crian..as e adultos com s..ndrome de Down participam de evento no Senado. (Marcelo Camargo/Ag..ncia Brasil) (Crédito: Marcelo Camargo/Ag..ncia Brasil)

O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta sexta-feira (4) a sanção à Lei 377/2011, que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down. A data, celebrada no dia 21 de março, já constava na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), mas ainda não fazia parte do calendário brasileiro.

A Síndrome de Down é causada quando há uma divisão celular anormal que resulta em material genético extra, ou seja, em um terceiro alelo do cromossomo 21. Não é uma doença. É uma ocorrência genética natural, que, segundo estimativas, acontece em um a cada 700 nascimentos.

A data de 21 março foi escolhida por fazer alusão aos três cromossomos no par de número 21 e visa conscientizar a sociedade sobre os aspectos da vida das pessoas com esse tipo de síndrome.

Pela legislação, os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com síndrome de Down ficam "incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa com síndrome de Down na sociedade." (Agência Brasil)