Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

SP anuncia flexibilização ou não do uso de máscara na quarta-feira (9)

Doria confirmou que a medida está sendo analisada pelo Comitê Científico do governo estadual, mas que decisão ainda não foi tomada

03 de Março de 2022 às 17:33
Cruzeiro do Sul [email protected]
 Movimentação de pessoas no centro da cidade do Rio de Janeiro
Movimentação de pessoas no centro da cidade do Rio de Janeiro (Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil/Agência Brasil)

O governador João Doria (PSDB) afirmou nesta quinta-feira (3), pela manhã, durante coletiva de imprensa na capital paulista, que o anúncio da possibilidade de flexibilização do uso de máscara ao ar livre, em todo o Estado de São Paulo, será feito na próxima quarta-feira (9), na tradicional atualização das informações sobre o combate à pandemia, bem como apresentação da evolução dos dados sobre a Covid-19.

Doria disse ainda que a questão já está sendo analisada pelo Comitê Científico do governo estadual, mas que ainda não há uma decisão a respeito, porém, “uma boa perspectiva”, disse o governador. “O anúncio será feito na próxima quarta, dia 9, na coletiva de imprensa”, afirmou Doria.

Já o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que os dados da pandemia são bastante significativos em termos de melhora dos índices, junto com o avanço da vacinação.

Na última quarta-feira (2), o Cruzeiro do Sul questionou a pasta estadual a respeito, que informou que, “toda e qualquer medida adotada no Estado para enfrentamento da pandemia é precedida por análises técnicas junto ao Comitê Científico”.

“A Secretaria de Estado de Saúde mantém o monitoramento do cenário epidemiológico em todas as regiões. Permanece vigente o decreto de obrigatoriedade do uso de máscaras para prevenção da Covid-19 no Estado de São Paulo, com o objetivo de aumentar a segurança dos paulistas”, informou a pasta na ocasião.

O Comitê Científico deverá se reunir um dia antes, na terça-feira (8) para tomar uma decisão a respeito da flexibilização ou não do uso da máscara em locais abertos. "Na terça-feira teremos uma reunião do Comitê Científico, e é nessa reunião que eles tomarão uma decisão. Nós reproduzimos o que eles decidem. Mas há uma boa tendência, boa indicação pelos dados", afirmou Doria.

No final do ano passado, o governo estadual chegou a anunciar que faria, em breve, a flexibilização do uso de máscara ao ar livre, mas por conta do avanço da variante ômicron e com o aumento dos casos de Covid-19, óbitos e internações o Estado recuou da medida.

Máscara nas escolas

O secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, disse na quarta (2) que uma decisão sobre suspender ou não o uso de máscaras pelas crianças em escolas pode ocorrer nas próximas duas semanas.
O tema, afirmou o secretário, está em debate no governo paulista.

A fala ocorreu durante uma coletiva de imprensa para apresentar dados sobre a queda de aprendizagem durante a pandemia. Ele afirmou que o mundo inteiro caminha para a retirada de máscaras das crianças menores.

Estados Unidos e países europeus flexibilizaram o uso de máscaras pelas crianças em escolas, nas últimas semanas. O debate também vem ganhando força no Brasil e cidades e estados já estudam adotar a medida.

Campinas também estuda medida

A secretaria de saúde de Campinas também estuda a possibilidade de desobrigar o uso de máscaras em ambientes externos nos próximos dias. A afirmação é do secretário de saúde do município, Lair Zambon, que participou de uma audiência pública sobre o Fundo Municipal de Saúde. Ele justifica a possibilidade pelo controle da pandemia, após a passagem do pico provocado pela variante ômicron.

RJ e DF anunciam a medida

Também nesta quinta, o governo estadual do Rio de Janeiro anunciou que vai flexibilizar a obrigatoriedade do uso de máscaras protetoras contra a Covid-19 em ambientes fechados. Um decreto com as novas medidas protetivas para enfrentamento da pandemia deveria ser publicado na mesma data, segundo informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, explicou que a medida foi tomada em razão do avanço da cobertura vacinal e da diminuição no número de novos casos, porém, com muita diferença na situação epidemiológica entre as cidades. Ele acrescentou que cada município deve decidir sobre a questão.

A desobrigação do uso de máscaras também foi anunciada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pelas redes sociais. Segundo ele, a partir da próxima segunda-feira (7) será flexibilizado o uso de máscaras em locais abertos da capital. A decisão foi tomada diante da queda de casos de Covid-19. (Da Redação)