Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Queiroga critica Estados que vacinarão crianças sem prescrição

30 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ministro defende que Estados se manifestem na consulta pública.
Ministro defende que Estados se manifestem na consulta pública. (Crédito: WILSON DIAS / ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou ontem (29) Estados que decidiram não exigir prescrição médica para vacinação de crianças contra a Covid-19. “Pelo que eu saiba, a maioria deles não é de médicos”, disse, referindo-se aos secretários de Saúde estaduais. Na semana passada, após reunião entre os secretários, o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) divulgou uma “carta de Natal às crianças do Brasil”, na qual diz que não pedirá o documento.

Segundo Queiroga, “os Estados têm de se manifestar na consulta pública”, referindo-se à enquete on-line sobre a exigência de prescrição médica e sobre a obrigatoriedade da imunização para crianças. A iniciativa foi criada em um formulário fora de plataformas do governo federal, que chegou a apresentar instabilidade, tinha perguntas dúbias e não havia validação de dados, como CPF. “Governadores falam em prescrição, prefeitos falam em prescrição, em não ter uma prescrição”, disse o ministro Queiroga. “Então, estão interferindo nas suas secretarias estaduais e municipais.”

Resistência

A vacinação das crianças é um tema que enfrenta dura resistência do presidente Jair Bolsonaro e de sua base ideológica. Bolsonaro entrou em conflito com técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após dizer que divulgaria os nomes dos servidores que autorizaram a aplicação do imunizante da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos.

Queiroga tem se mantido alinhado ao presidente e chegou a falar em “liberdade” na vacinação. Na manhã de ontem, o ministro declarou que a imunização das crianças é ‘um assunto já pacificado‘.

Apesar da postura do ministro, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde, elaborou uma nota técnica em que reforça a segurança da aplicação das vacinas em crianças. ‘Antes de recomendar a vacinação da covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada‘, escreveu a chefe da pasta, Rosane Leite de Melo. (Da Redação com Estadão Conteúdo)