Buscar no Cruzeiro

Buscar

Enchentes

Chuvas isolam cidades da BA e MG e há alerta de perigo

12 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Municípios da região sul da Bahia sofreram inundações.
Municípios da região sul da Bahia sofreram inundações. (Crédito: DIVULGAÇÃO TWITTER)

Após chuvas que atingiram parte da Bahia e Minas Gerais, novas chuvas com rajadas de vento de até 100 quilômetros por hora estão previstas para a região. Municípios do interior registraram ao menos quatro mortes, desde a quarta-feira, dia 9. As enchentes também deixaram mais de mil desalojados e localidades isoladas.

Ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para áreas dos dois Estados, tanto pela chuva acumulada quanto pela que está por vir. Segundo o órgão, há “risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco”.

Em Teixeira Freitas (BA), sobrinhos de 4 e 9 anos e o tio morreram após um deslizamento na quarta-feira. Em Pescador (MG), um bebê de dois anos foi soterrado após deslizamento atingir a casa em que vivia, na quinta-feira-feira.

As chuvas também causaram alagamentos e derrubaram árvores. Localidades rurais em municípios como Palmópolis e Joaíma, ambos em Minas, ficaram isoladas após o transbordamento de rios e danos em pontes. Em Medeiros Neto (BA), ao menos mil pessoas tiveram de sair de suas casas. A situação foi mais grave ocorre no extremo sul baiano e no norte de Minas.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou na sexta-feira que prefeitos têm relatado dificuldades para tirar moradores de áreas de risco.

O abastecimento de água e o fornecimento de energia elétrica também foram afetados em algumas localidades. Além disso, após cederem, trechos de estradas tiveram de ser desviados. Os governos estaduais têm divulgado ações com helicópteros e caminhões-pipa para reduzir os danos nos locais que conseguem acessar.

O governo federal reconheceu a “situação de emergência” em 31 municípios mineiros e 17 baianos.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem de manhã que a Caixa vai liberar o saque do FGTS para moradores de áreas atingidas. A liberação dos recursos, porém, depende de indicação prévia por parte das prefeituras por meio de decretos de estado de calamidade pública. (Estadão Conteúdo)