Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Justiça condena 11 por fraudes em contratos na área de saúde

04 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Douglas Magno / AFP (1/6/2020))

A Justiça de São Paulo condenou onze pessoas denunciadas na Operação Raio X, que investigou desvios em contratos firmados entre prefeituras e organizações sociais na área da Saúde. As penas por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa ultrapassam nove anos de prisão.

A operação conjunta do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Civil do Estado foi aberta em setembro do ano passado, em meio à pandemia da Covid-19. Os órgãos de investigação apontaram contratos superfaturados e cobranças por serviços não prestados. As irregularidades foram verificadas em 27 cidades do Pará, Paraíba, Paraná e São Paulo.

A sentença é do juiz Marcelo Yukio Misaka, da 1ª Vara de Penápolis, e trata especificamente do contrato para gestão do Pronto Socorro de Penápolis, município localizado a 40 quilômetros da capital paulista, na região noroeste do Estado.

Há outras ações derivadas da Operação Raio X em curso na Justiça estadual e também na Justiça Federal. (Estadão Conteúdo)