Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Doria mantém obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos

O governador de São Paulo atendeu recomendação do Comitê Científico; ele desobrigaria a utilização do item a partir do dia 11

02 de Dezembro de 2021 às 10:48
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Fábio Rogério / Arquivo JCS)

O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), atendeu, nesta quinta-feira (2), recomendação do Comitê Científico e decidiu manter a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos. Doria havia anunciado, na última sexta-feira (24), que o Estado desobrigaria a utilização do item de proteção em todo o território paulista a partir do dia 11 de dezembro. Porém, na terça-feira (30), o govenador solicitou ao comitê uma nova avaliação sobre a medida, após confirmação de dois casos em São Paulo da variante Ômicron do coronavírus. A nova cepa foi detectada, inicialmente, na África do Sul. O órgão técnico recomendou a manutenção da exigência do uso. 

Na quarta-feira (1º), o terceiro caso da nova cepa foi registrado no Estado. Por isso, segundo Doria, embora haja sinais de melhora na pandemia, a decisão é uma precaução. “Decidimos adotar essa medida por prudência com o cenário epidemiológico no Estado. Todos os números demonstram que a pandemia está recuando em São Paulo, mas vamos optar pela precaução. O nosso maior compromisso é com a saúde da população”, disse. 

Na recomendação feita ao governo estadual, o Comitê Científico apontou haver incertezas quanto ao impacto da cepa Ômicron às vésperas do fim de ano. "Os períodos de Natal e do Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19", informou o Estado, em material divulgado à imprensa.

No Estado de São Paulo, o uso do item é obrigatório desde o dia 7 de maio de 2020, quando o governo o governo publicou um decreto instituindo a determinação. (Da Redação, com informações do Governo do Estado de São Paulo)