Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Capitais se dividem sobre fazer festas de réveillon

01 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O réveillon de Copacabana está mantido. Por enquanto.
O réveillon de Copacabana está mantido. Por enquanto. (Crédito: ALEXANDRE MACIEIRA / RIOTUR (31/12/2015))

 

Praticamente um mês antes da chegada do réveillon, as capitais brasileiras ainda se dividem sobre a realização de festas que possam causar aglomerações em época de pandemia da Covid-19. A virada de ano mais esperada, no Rio de Janeiro, a princípio está mantida com aval divulgado na segunda-feira (29) pelo Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) do município.

Ontem (30), o prefeito Eduardo Paes (PSD) afirmou que pode cancelar eventos públicos como o réveillon e o Carnaval, mas só tomará essa decisão quando tiver mais informações técnicas sobre a variante Ômicron do coronavírus, e sempre seguindo o que a secretaria municipal de Saúde recomendar.

“Não vamos sair cancelando coisas, como o Carnaval, não vou sair criando pânico na população. Quando a gente planeja, a gente consegue cancelar. Se tiver que adotar restrições, não será só no Carnaval. Se tiver que cancelar, vamos cancelar”, disse.

Já a capital paulista informou que a festividade que, tradicionalmente, lota a Avenida Paulista está sendo planejada, mas que a realização do evento está condicionada ao quadro epidemiológico relativo e futuras decisões das autoridades de saúde.

Outras capitais descartaram os festejos. É o caso de Recife, que anunciou ontem que não realizará os tradicionais shows de réveillon na orla do Pina e Boa Viagem. Para reduzir possíveis aglomerações, o prefeito garantiu a realização da queima de fogos na orla de Boa Viagem e também em outros bairros.

Salvador foi outro município que anunciou na segunda-feira o cancelamento da festa. A prefeitura de Fortaleza decidiu não realizar festas públicas, mas autoriza os eventos de grande porte com capacidade até 2,5 mil pessoas em ambiente fechado e 5 mil em ambiente aberto.

João Pessoa já havia decretado, em novembro, o cancelamento das festas de rua em comemoração ao réveillon este ano. (Agência Brasil e Estadão Conteúdo)