Buscar no Cruzeiro

Buscar

Variante Ômicron

Doria consulta Comitê Científico sobre uso obrigatório de máscaras

No último dia 24, o governo de São Paulo anunciou a flexibilização do uso de máscaras em áreas abertas, a partir de 11 de dezembro

30 de Novembro de 2021 às 18:58
Cruzeiro do Sul [email protected]
Governador quer saber impacto da nova variante do coronavírus
Governador quer saber impacto da nova variante do coronavírus (Crédito: Divulgação / Governo de SP)

O governador de São Paulo, João Doria, solicitou ao Comitê Científico do Governo do Estado uma nova avaliação sobre a necessidade do uso de máscaras em ambientes abertos, após a confirmação de dois casos em São Paulo (um casal vindo da África) com a variante Ômicron do coronavírus.

O parecer deve ficar pronto na próxima semana, após reunião do grupo formado por médicos. No último dia 24, o governo de São Paulo anunciou a flexibilização do uso de máscaras em áreas abertas, a partir de 11 de dezembro.

“O nosso parâmetro sempre foi o cenário epidemiológico em São Paulo. E, por isso, precisamos saber o impacto da nova variante com a flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos. É necessário ter cautela e avaliar esse novo elemento. O nosso compromisso é com a saúde da população”, diz Doria.

A flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos foi anunciada após orientação do Comitê Científico do Estado e em dados positivos de avanço da vacinação e do cenário epidemiológico. O uso das máscaras continuará obrigatório em ambientes fechados e no transporte público.

O Estado de São Paulo tem hoje 75,8% da população com esquema vacinal completo, ou seja, com duas doses do imunizante Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, além da dose única da Janssen. Se considerada apenas a população adulta, São Paulo tem hoje cerca de 93,7% das pessoas vacinadas. (Da Redação, com informações da assessoria de comunicação do governdo de SP)