Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Cidades cancelam festas de réveillon

30 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O Carnaval de rua dos paulistanos segue indefinido.
O Carnaval de rua dos paulistanos segue indefinido. (Crédito: ARQUIVO ESTADÃO CONTEÚDO (24/2/2020))

 

Com a quarta onda da Covid-19 na Europa e o avanço da variante Ômicron, capitais de Estado têm cancelado festas de réveillon pelo Brasil. Salvador, Fortaleza, Florianópolis, João Pessoa e Belo Horizonte são exemplos de cidades que cancelaram eventos públicos de ano-novo. A descoberta da nova cepa do vírus impulsionou os planos de evitar aglomerações, que já ocorriam ao longo do mês -- mais de 70 municípios paulistas já haviam desistido do Carnaval, entre elas São Luiz do Paraitinga, que tem uma festa bastante tradicional. Guarujá entrou na lista ontem.

“Diante da chegada de uma nova variante do coronavírus e do aumento de casos na Europa, estou tomando a decisão de cancelar o Virada Salvador deste ano”, escreveu o prefeito soteropolitano, Bruno Reis (DEM), nas redes sociais. O evento costuma reunir mais de 250 mil pessoas. Reis prevê adiar ao máximo a decisão sobre o Carnaval - ele quer bater o martelo com o governador baiano, Rui Costa (PT). Pressionado por empresários do setor, Costa já sinalizou cautela. “Países estão fechando cidades quando aparecem cinco casos”, disse, no dia 18.

Na contramão

A Prefeitura de São Paulo divulgou os primeiros 440 blocos de rua que tiveram a inscrição aprovada para desfilar no Carnaval de 2022. A lista inclui desfiles de grande porte, realizados por blocos paulistanos (como Acadêmicos do Baixo Augusta, Agrada Gregos, Minhoqueens e Tarado Ni Você) e de outros Estados (Anitta, Pabllo Vittar, Gloria Groove, Daniela Mercury, Alceu Valença, Elba Ramalho, Pocah, Monobloco e Galo da Madrugada).

O carnaval de rua está em fase de organização e planejamento. A decisão final sobre a realização da festa deverá ser anunciada até o fim de dezembro, com base em dados epidemiológicos. A realização do evento no ano que vem divide especialistas. (Estadão Conteúdo)