Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Capes recebe 52 pedidos de renúncia

30 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
 A Capes vai encerrar os repasses a centros de pesquisa de ponta sob argumento de não ter mais recursos para novas bolsas ou para prorrogar a vigência dos auxílios em 2022
A Capes vai encerrar os repasses a centros de pesquisa de ponta sob argumento de não ter mais recursos para novas bolsas ou para prorrogar a vigência dos auxílios em 2022 (Crédito: Divulgação)

Cinquenta e dois pesquisadores ligados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) anunciaram renúncia coletiva de suas funções na diretoria de avaliação do órgão. Eles dizem que não têm conseguido trabalhar seguindo padrões acadêmicos e a Capes não tem atuado para defender a avaliação dos programas de pós-graduação, suspensa em setembro pela Justiça. Segundo afirmam, há uma “corrida desenfreada” para abertura de novos cursos de pós-graduação a distância.

A Capes é uma agência de fomento à pesquisa, ligada ao Ministério da Educação, que avalia os cursos de pós-graduação no Brasil. Desde abril, o órgão é presidido pela reitora do Centro Universitário de Bauru, Claudia Mansani Queda de Toledo. Os pesquisadores que pediram renúncia são das áreas de matemática, astronomia e física.

Para conduzir as avaliações dos cursos, são montadas comissões em cada uma das 49 áreas de conhecimento na Capes. (Estadão Conteúdo)