Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Mourão defende contrapartida para preservar Amazônia

06 de Novembro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Vice-presidente, Hamilton Mourão
Vice-presidente, Hamilton Mourão (Crédito: FABIO POZZEBOM / ARQUIVO ABR (3/11/2020))

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou ontem (5) que o Brasil precisa investir em “crescimento verde” na Amazônia para gerar emprego e renda na região. Isso seria, segundo ele, uma contrapartida para a preservação de 80% da floresta. “Se vamos preservar 80% da Amazônia, temos que receber por isso”, disse. “O Brasil não é nem nunca será um vilão ambiental. Quem viaja este País sabe a quantidade de vegetação original que aqui está preservada. Nossa legislação é extremamente pesada, única no mundo.”

Mourão esteve no Rio para participar da terceira edição da Conferência de Comércio Internacional e Serviços do Mercosul, sediada na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Um dos assuntos do evento é o acordo entre Mercosul e União Europeia, ainda em fases de negociação -- uma das prioridades europeias é a garantia da preservação ambiental.

Mourão alegou que o País vem tentando reverter uma tendência de aumento da destruição da floresta. Segundo o Inpe, no entanto, a devastação cresceu 43% entre abril de 2020 e o mesmo mês deste ano. (Estadão Conteúdo)