México exigirá visto de brasileiros para conter ida ilegal aos EUA

Por Estadão Conteúdo

O governo do México vai voltar a exigir vistos para brasileiros que desejarem entrar no país, informou um documento publicado ontem (14) pelo governo mexicano. Ainda não se sabe quando a medida entrará em vigor.

Essa exigência apareceria como forma de desestimular a ida ao México de brasileiros que tentam migrar para os Estados Unidos por terra -- a fronteira entre os dois países norte-americanos vive uma crise migratória com alto fluxo de pessoas, incluindo cidadãos do Brasil.

O documento de um anteprojeto com a medida foi publicado ontem pela Comissão de Melhora Regulatória (Conamer), órgão do governo mexicano.

A exigência será temporária, até que os fluxos migratórios estejam “seguros, ordenados e regulares”, diz o documento. O governo brasileiro já foi comunicado da decisão.

“A Secretaria de Relações Exteriores comunicou o governo da República Federativa do Brasil da decisão do Estado mexicano de suspender de maneira temporária o acordo para supressão de vistos em passaportes ordinários”, diz o texto. O acordo vigorava desde 2013.

O número de brasileiros que têm usado a fronteira com o México para entrar irregularmente nos Estados Unidos aumentou neste ano. Até o final de setembro, 47.484 cidadãos do país foram detidos pela patrulha de fronteira americana, segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA -- um aumento de 400% em relação ao ano passado, quando 9.147 foram detidos no mesmo período.

A partir deste mês, os EUA passaram a enviar ao Brasil dois aviões por semana com brasileiros deportados, em vez de um. (Estadão Conteúdo)