Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Diretórios de DEM e PSL aprovam fusão

07 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Luciano Bivar será o presidente da novo União Brasil.
Luciano Bivar será o presidente da novo União Brasil. (Crédito: MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL (20/2/2019))

Os diretórios nacionais do DEM e do PSL aprovaram ontem a fusão entre as legendas. O União Brasil, como será chamado o novo partido, precisa do aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se aprovada, a legenda terá a maior bancada da Câmara, com 82 deputados, além de quatro governadores, oito senadores e as maiores fatias dos fundos eleitoral e Partidário.

Será a primeira vez, em 20 anos, que a direita reúne tantos parlamentares em uma única agremiação. A última vez foi no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, quando o PFL (atual DEM) elegeu 105 representantes. A nova legenda será presidida pelo deputado Luciano Bivar (PE), atual presidente do PSL, e a secretaria-geral ficará com ACM Neto, que hoje comanda o DEM. Segundo políticos a par da fusão, o líder da bancada na Câmara deverá ser o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), que conduziu as articulações para definir a união das siglas nos Estados e é aliado próximo de ACM Neto.

A expectativa dos articuladores é de que o tribunal dê a permissão à nova legenda até fevereiro, antes da abertura da janela partidária para as eleições de 2022. “Vamos agora decidir a política nacional não só no Congresso Nacional, mas em todos os Estados do País”, disse o governador Ronaldo Caiado (DEM-GO), ao discursar na reunião do partido. (Estadão Conteúdo)