Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Passaporte da vacina já é exigido em São Paulo

Feira de artigos para casa faz checagem e barra não vacinados

02 de Setembro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
A Abcasa.fair está sendo realizada no Expo Center Norte.
A Abcasa.fair está sendo realizada no Expo Center Norte. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O primeiro dia de obrigatoriedade do passaporte da vacina contra Covid na cidade de São Paulo, ontem (1º), mudou a rotina da maior feira de artigos para casa da América Latina. Os visitantes da Abcasa.Fair, no Expo Center Norte, zona norte, tiveram de apresentar o comprovante -- digital ou impresso -- antes dos protocolos sanitários. Apresentar o “passaporte” se tornou o item principal do protocolo de prevenção à covid.

Nem todo mundo conseguiu cumprir essa exigência. Profissionais e visitantes que ainda não se vacinaram não conseguiram participar da feira. A situação foi comum entre os frequentadores de outros Estados, que apresentam calendários de vacinação diferentes -- São Paulo é o maior com número de vacinados em números absolutos. A reportagem presenciou vários momentos de tensão e preocupação.

Leona e Caroline Hoffmann, mãe e filha que viajaram de Timbó (SC) e trabalharam na área de utensílios domésticos, tiveram de se separar e não conseguiram participar juntas. A mãe está vacinada; a filha, de 23 anos, não. Uma acompanhou a feira em busca de novidades para a loja em Santa Catarina; a outra voltou para o hotel na zona norte.

Inconformado com a divisão que teria de fazer na equipe de trabalho, o empresário baiano João Carlos Vieira prometeu abrir uma ação judicial contra a Prefeitura de São Paulo por danos materiais. Embora ele estivesse vacinado, Felipe Portugal e Tales Nunes, de 22 e 19 anos, ainda não se vacinaram. Todos são de Vitória da Conquista (BA), que está vacinando agora pessoas com 30 anos.

De acordo com o decreto publicado no sábado (28), organizadores de shows, feiras, congressos e jogos deverão solicitar comprovante de vacinação do cidadão de pelo menos uma dose contra Covid-19. O documento pode ser físico ou digital (plataformas VaciVida e ConectSus). A verificação será feita por QR Code pelo aplicativo E-saúde da Prefeitura. A iniciativa procura evitar a disseminação da Covid-19 na cidade.

Visitantes criticaram o pouco tempo que tiveram para se adaptar ao decreto municipal, publicado no sábado. (Estadão Conteúdo)