Rio exigirá o comprovante de vacina

Por Da Redação

A exigência vale para o acesso a locais de uso coletivo.

A Prefeitura do Rio anunciou que o acesso a ambientes de uso coletivo só poderá ser feito por quem comprovar estar em dia com a vacinação contra a Covid-19 a partir do dia 1º de setembro. Dessa forma, quem ainda não se vacinou não poderá frequentar espaços como academias, teatros, cinemas, museus, estádios de futebol, conferências, entre outros. A realização de cirurgias eletivas e o recebimento do benefício Cartão Família Carioca também estarão condicionados à vacinação em dia.

As medidas foram publicadas na edição de ontem (27) do Diário Oficial do Município. “Nosso objetivo é proteger as pessoas que acreditam na ciência, se vacinaram e frequentam esses ambientes, e obviamente também fazer com que as pessoas se vacinem. Não é concebível -- pelo menos a gente entende assim -- que as pessoas achem que vão se proteger sem a devida aplicação do imunizante, que elas achem que vão ter uma vida normal. Não terão”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).

“(As pessoas que não se vacinarem) terão dificuldades na hora de ter essa cirurgia eletiva ou em programas de transferência de renda. E aquilo que significa lazer, que significa para muitos trabalho, as pessoas serão impossibilitadas de ter trabalho ou seu momento de lazer sem se vacinar. É muito importante se vacinar”, pontuou o prefeito.

A comprovação deverá ser feita mediante a apresentação do certificado de vacinas digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde (Conecte SUS), ou com o comprovante original, fornecido impresso no momento da vacinação.

Descabida

Ainda ontem, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, considerou desnecessária e “totalmente descabida” a exigência de passaporte sanitário que comprove a imunização contra Covid-19. Segundo ele, o mais importante é garantir a vacinação das pessoas, “como vem fazendo o governo federal”.

Queiroga participou de visita, ontem (27), juntamente com o presidente da República da Guiné-Bissau, general Umaro Sissoco Embalô, a uma clínica que trata doentes renais, no Rio de Janeiro. A declaração foi dada na saída do local a jornalistas. (Da Redação)