Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Pacheco encaminha indicações de Aras e de André Mendonça

20 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Presidente do Senado enviou requerimento à Comissão de Justiça.
Presidente do Senado enviou requerimento à Comissão de Justiça. (Crédito: PEDRO GONTIJO / SENADO FEDERAL)

Depois de uma conversa com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), encaminhou ontem a indicação de André Mendonça para uma cadeira na Corte à Comissão de Constituição de Justiça (CCJ). Pacheco também enviou à CCJ o requerimento para recondução do procurador-geral da República, Augusto Aras.

As mensagens do presidente Jair Bolsonaro foram encaminhadas diretamente à CCJ, sem leitura no plenário. O presidente da comissão, Davi Alcolumbre (DEM-AP), marcou a sabatina de Aras para a próxima terça-feira, às 10 horas.

O ex-advogado-geral da União enfrenta resistências no Senado. Pacheco chegou mesmo a planejar “segurar” um pouco mais a indicação de Mendonça, após Bolsonaro pressionar o Senado, sob o argumento de que enviará para a Casa um pedido de impeachment dos ministros do STF Luís Roberto Barroso, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e de Alexandre de Moraes.

Após um aceno de Bolsonaro de que pode arquivar esta ideia, Pacheco também adotou uma solução meio termo. Não leu a mensagem presidencial referente a Mendonça, mas a despachou para a CCJ. (Da Redação com Estadão Conteúdo)