Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Aprovado texto-base para revogar Lei de Segurança Nacional

11 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Fachada do Congresso Nacional, sede das duas Casas do Poder Legislativo brasileiro.
Fachada do Congresso Nacional, sede das duas Casas do Poder Legislativo brasileiro. (Crédito: Leonardo Sá / Senado Federal (16/7/2019))

O Senado aprovou nesta ontem (10), o texto-base do projeto de lei que revoga a Lei de Segurança Nacional (LSN), remanescente da ditadura militar. A proposta também define crimes contra o Estado Democrático de Direito. A LSN foi usada pelo governo Jair Bolsonaro para investigar opositores e também pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra bolsonaristas. O projeto de lei foi aprovado, em maio, pela Câmara -- no lugar dela, os deputados criaram a chamada “Lei do Estado Democrático”.

O texto aprovado pelos deputados se baseia em projeto apresentado à Câmara, em 2002, pelo então ministro da Justiça, Miguel Reale Jr. O constitucionalista também ajudou os parlamentares na atualização da proposta em tramitação.

A LSN prevê pena de até quatro anos de prisão para quem difamar o chefe do Executivo, atribuindo a ele fato “definido como crime ou ofensivo à reputação”. Sua última versão está em vigor no País desde 1983. Entre 2015 e 2016 foram 20 inquéritos instaurados, enquanto entre 2019 e 2020, foram 77 investigações. (Da Redação com Estadão Conteúdo)