Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Brasil reduz casos e mortes pela 5ª semana

07 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Redução representa alívio para sistema hospitalar do País.
Redução representa alívio para sistema hospitalar do País. (Crédito: PASCAL POCHARD-CASABIANCA / AFP)

Boletim divulgado ontem (6) pelo Observatório Covid-19 da Fiocruz aponta que, pela quinta semana consecutiva, o Brasil apresentou redução tanto nos casos de contaminação quanto de mortes por Covid-19. Ainda assim, os pesquisadores apontam que permanece alta a circulação do vírus, fato comprovado tanto pelos testes com resultado positivo, quanto pela incidência de notificação de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Os números se referem à última semana do mês de julho, e segundo o boletim, se refletem na ocupação dos hospitais, que vem apresentando “relativo alívio”. Apesar disso, os valores continuam em patamares considerados elevados.

De acordo com o boletim, a maior parte dos Estados apresentou estabilidade nas taxas de incidência e mortalidade. Houve quedas significativas no Acre, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia, e ‘alta considerável‘ no Rio Grande do Sul, ‘que pode ter como consequência um aumento da demanda por internações hospitalares ou mesmo de óbitos nas próximas semanas‘.

O Brasil chegou a 561.762 mortes por Covid-19, ontem. Nas últimas 24 horas, foram registradas 1.056 novas mortes por conta da doença. Quinta-feira, o total de óbitos estava em 560.706. A soma de casos desde o início da pandemia alcançou 20.108.746. Entre quinta e ontem, foram confirmadas 42.159 novos casos de infecção. Quinta painel de dados do Ministério da Saúde trazia 20.066.587 casos acumulados. Ainda há 678.382 casos em acompanhamento. As informações foram divulgadas na noite ontem (6), na atualização diária do Ministério da Saúde.

São Luís

A capital de Maranhão, São Luís, deu início ontem (6) à vacinação contra a Covid-19 da população com 12 anos. Com isso, a cidade irá concluir a vacinação de todo o público apto a ser imunizado contra o novo coronavírus, sendo a primeira capital brasileira a vacinar tanto a população adulta quanto a de adolescentes.

O prefeito Eduardo Braide atribui o sucesso da vacinação na capital à forte adesão da população à imunização, “incluindo a responsabilidade dos pais que desde a primeira chamada dos adolescentes têm comparecido aos postos com seus filhos”. “A vacina chegava à nossa rede e imediatamente ia para o braço das pessoas. Essa segurança também contribuiu para levar as pessoas aos postos de imunização”, destacou.

Poderão se vacinar todos aqueles com 12 anos, que residem na capital e estão cadastrados na plataforma. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Na quinta-feira (5), foram vacinados os adolescentes de 13 anos. De acordo com a Prefeitura, a vacinação das pessoas de 13 e 12 anos. (Da Redação com Estadão Conteúdo)