Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Fiocruz alerta para alta de casos de síndrome respiratória

06 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: Secom Sorocaba / Assis Cavalcanti )

O mais recente Boletim InfoGripe, da Fiocruz, sugere possível reversão na tendência de queda no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil. Desde o início da pandemia, a maioria dos pacientes com esse diagnóstico teve a confirmação posterior para Covid-19.

Conforme os dados divulgados anteontem, apesar de os indicadores apontarem para recuo no longo prazo, nas últimas três semanas os dados indicam “sinal moderado de crescimento”. O avanço da vacinação tem esvaziado UTIs pelo País, mas especialistas alertam para os riscos do avanço da variante Delta, mais transmissível, com a ampliação das flexibilizações da quarentena

A última análise do InfoGripe apontou que em praticamente todo o País o total de óbitos por SRAG está caindo. Mas Acre, Mato Grosso do Sul e Pará apresentam sinal de crescimento para as próximas seis semanas.

Os pesquisadores apontam que, embora São Paulo “também apresente sinal moderado de crescimento na tendência de curto prazo”, o Estado vem registrando queda nas últimas seis semanas. Em 11 Estados, os números apontam para estabilidade: Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio e Rondônia. (Da Redação com Estadão Conteúdo)