Votorantim prossegue vacinação em 10 unidades básicas de saúde

Essa etapa é para a primeira dose da vacina destinada às pessoas entre 35 e 59 anos completos

Por Ana Claudia Martins

Vacinação no Rio de Janeiro para a população de 30

A Prefeitura de Votorantim prossegue nesta quarta-feira (14) a vacinação contra Covid-19 em 10 locais. Os pontos de aplicação das doses serão a praça Lecy de Campos e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vila Nova, Vila Garcia, Serrano, Cristal, Barra Funda, Bela Vista, Novo Mundo, Green Valley e Jardim Tatiana.

Nas UBSs, a primeira dose da vacina será destinada às pessoas entre 35 e 59 anos completos. A aplicação será feita a partir das 8h.

As doses serão aplicadas somente em pessoas cadastradas. A Secretaria de Saúde informa que o local de vacinação é escolhido pelo morador de Votorantim. Já a definição do horário é feita de forma aleatória pelo sistema de agendamento.

A aplicação nas unidades de saúde não será feita no sistema drive-thru. Uma estrutura foi montada nas unidades de saúde para receber as pessoas agendadas e com os nomes contidos na lista. Na praça Lecy de Campos, a vacina será aplicada em sete grupos pelo sistema drive-thru. A primeira dose será fornecida entre 8h e 15h. Já a segunda dose, das 8h às 14h.

A primeira dose será fornecida a profissionais de saúde, pessoas com comorbidades entre 18 a 34 anos, com deficiência permanente entre 18 a 34 anos e gestantes com 18 anos ou mais. A lista inclui puérperas até 45 dias após o parto com 18 anos ou mais e com idade entre 35 e 59 anos.

Já a segunda dose será destinada para indivíduos que receberam a primeira dose da Coronavac/Butantan há 28 dias. Os nascidos de janeiro a junho serão vacinados das 8h às 11h. Quem nasceu entre julho e dezembro receberá a dose das 12h às 15h.

A Astrazeneca/Oxford será destinada às pessoas que receberam a primeira dose há 12 semanas. A aplicação será dividida em dois horários: nascidos de janeiro a junho, das 8h às 11h, e nascidos de julho a dezembro, das 12h às 15h.

A Prefeitura lembra aos grupos que se atentem a documentação exigida. (Ana Cláudia Martins)