Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades

Licenciamento digital de veículos cresce 27 vezes em Sorocaba

Na cidade, licenciamentos saltaram de 9.797 para 280.971 em apenas um ano

18 de Julho de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Serviços digitais do detran.
Serviços digitais do detran. (Crédito: Fábio Rogério (8/7/2021)

Os prazos para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continuam suspensos por tempo indeterminado, conforme estabelecido na Resolução 828 de 2021, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Porém, para quem deseja renovar, há a possibilidade da realização por meio digital, serviço que, inclusive, alcançou aumento expressivo em Sorocaba a partir da pandemia.

Conforme o Detran, apesar da interrupção dos prazos, é possível que o condutor renove sua CNH na data que deseja, evitando fila de espera para a realização do exame médico, único procedimento a ser feito presencialmente, de acordo com a instituição. A mudança de categoria também está disponível pelos canais digitais.

Para realizar o serviço, é preciso acessar o site do Detran (www.detran.sp.gov.br) e buscar por “serviço on-line” e na lista de serviços, buscar por “Renovação simplificada da CNH”. Após isso, é preciso seguir as etapas indicadas pelo site. Há um “tutorial” que mostra o passo a passo do serviço.

Aumento

E esses serviços digitais, relacionados à emissão de CNH e licenciamento de veículos, bateram recordes em Sorocaba com a pandemia do novo coronavírus. No Estado, segundo o Detran, o atendimento digital também bateu recorde. Foram 1,5 milhão de renovações de CNHs, contra 108 mil no ano anterior, e 16,5 milhões de licenciamentos de veículos, ante 6,1 milhões de 2019.

Sorocaba acompanhou os recordes, só que com números ainda mais expressivos. De acordo com levantamento do órgão, atendendo pedido do Cruzeiro do Sul, o licenciamento digital de veículos aumentou quase 30 vezes no período de junho de 2020 a maio de 2021, comparado com junho de 2019 a maio de 2020. Para se ter ideia, o número partiu de 9.797 para 280.971. Ou seja, cresceu 27,6 vezes no período analisado. O Detran lembra que desde o dia 8 de maio de 2020, a emissão do licenciamento anual (CRLV-e) é totalmente digital.

No caso de emissão de CNH de forma digital, foram apenas 15, de junho de 2019 a maio de 2020, contra 29.163 de junho de 2020 a 2021.

Conforme o Detran, com a pandemia do coronavírus houve impulso no investimento de tecnologia com o objetivo de possibilitar ao cidadão a resolução de vários serviços através do celular ou computador, sem sair de casa, de forma mais confortável e segura.

Atualmente, o Detran oferece 76 serviços digitais que podem ser feitos pela plataforma do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), pelo Detran (www.detran.sp.gov.br) e pelo aplicativo do Poupatempo. Entre os principais serviços estão licenciamento de veículo (CRLV), pesquisa de débitos e restrições de veículo (proprietário e terceiro), consulta de pontuação da CNH, indicação de condutor, adição e mudança de categoria da CNH, substituição da permissão de dirigir, comunicação de venda, consulta de débitos e multas, entre outros.

Todos os serviços oferecidos pelo Detran que necessitam de atendimento presencial continuam sendo mantidos como troca de município da CNH, coleta biométrica, exame médico para renovação de CNH. (Marcel Scinocca)