Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia

Traficante russo de animais é preso em SP

16 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Viaturas PRF.
Viaturas PRF. (Crédito: Polícia Rodoviária Federal)

Em uma ação conjunta com o Ibama, a Polícia Rodoviária Federal e a Interpol, a Polícia Federal prendeu Kyrill Kravchenko, apontado como um dos maiores traficantes de animais e plantas do mundo. O biólogo russo, segundo a PF, integra uma complexa rede internacional de tráfico de animais silvestres e teve o passaporte apreendido.

Kravchenko foi alvo da Operação Leshy, aberta no mês passado. O juízo da 1ª Vara Federal de Guarulhos, no entanto, só autorizou a divulgação dos detalhes da ofensiva nesta quarta, 14. Segundo a PF, o nome da operação, faz alusão a um deus da mitologia eslava, protetor das florestas e dos animais selvagens.

O biólogo já foi preso ao menos outras três vezes: com animais silvestres nativos do Brasil, em 2017, no aeroporto de Amsterdã, na Holanda; e duas vezes neste ano, no aeroporto de Guarulhos, em janeiro, e no Rio de Janeiro, em junho; sempre com grandes quantidades de lagartos, aranhas, sapos, cobras e insetos.

Os investigadores suspeitam que a “atividade criminosa” do biólogo foi mantida através do envio de animais por via postal, o que será apurado. De acordo com a PF, entre os animais traficados pelo biólogo estavam até espécies ameaçadas de extinção. (Da Redação com Estadão Conteúdo)