Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Presos suspeitos de ataque hacker ao STF

09 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

A Polícia Federal deflagrou na manhã de ontem, 8, a Operação “Leet” contra suposta organização criminosa envolvida em ataque cibernético aos sistemas do Supremo Tribunal Federal. Agentes cumprem três ordens de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Itumbiara (GO), Bragança Paulista (SP), Belém do São Francisco, Jaboatão dos Guararapes e Olinda (PE). Ao menos dois alvos já foram presos.

A investigação foi aberta no início de maio, a pedido da Polícia Federal, após a equipe de tecnologia da informação da corte comunicar aos investigadores “uma série de condutas suspeitas que indicavam” que o site do STF estaria sob um ataque hacker. O inquérito corre sob sigilo.

O caso está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Investigadores suspeitavam que a suposta invasão poderia ter relação com os inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos, que também estão sob a relatoria do ministro. Uma das possibilidades que chegou a ser cogitadas é a de que um algum grupo ativista anti-STF estaria por trás do ataque.

“No curso do Inquérito Policial foram identificados os endereços de onde partiram os ataques, bem como as pessoas que, de forma sistemática e organizada, praticaram os crimes ora apurados”, registrou a PF em nota. (Da Redação com Estadão Conteúdo)