Soldado da PM denuncia tenente-coronel por assédio sexual e ameaça de morte

Mulher de 28 anos precisou de tratamento psiquiátrico e se afastou por dois anos, mas investidas voltaram

Por Cruzeiro do Sul

Imagem de policial militar em trabalho

Uma soldado que atualmente está no 45º Batalhão da Polícia Militar do Interior, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, denunciou seu superior, o tenente-coronel Cássio Novaes, por assédio sexual e ameaças de morte. Segundo Elizeu Soares Lopes, ouvidor da Polícia do Estado, em entrevista ao G1, o superior pode até ser expulso por sua conduta.


Segundo a denunciante, Jéssica Paulo do Nascimento, de 28 anos, a perseguição começou em 2018, quando ela havia acabado de assumir o comando do Batalhão da Zona Sul de São Paulo, na capital. Ao ser convidada para sair por Novaes, ela recusou e disse ser casada e com filhos. A partir de então, sua vida teria virado "um inferno", conforme relato ao G1.


Jéssica do Nascimento acusa o superior de investidas sexuais, humilhação em frente aos colegas, em uma tentativa de resolver a situação, e até sabotagem. Em um áudio, é possível ouvir a voz que seria do tenente fazendo ameaças como "Não existe segredo entre dois, um tem que morrer" e "Quem não tem problema é quem está no cemitério".


A soldado afirmou ter necessitado de ajuda psiquiátrica e ficou afastada por seis meses do serviço, tirando, ainda, uma licença de dois anos para ficar longe de Cássio Novaes. Neste período, ela se mudou com a família para a Baixada Santista e, com o fim da licença, retornou ao trabalho. Foi quando o tenente-coronel conseguiu seu telefone e as investidas voltaram, mais persistentes.


Em mensagens, ele promete promoções a ela, além do sustento dos filhos e a transferência que ela queria, para o litoral. Com a ajuda de um advogado, Jéssica recolheu as provas necessárias para abrir denúncia e foi quando as ameaças, de morte e estupro, começaram a acontecer.


No momento, o tenente-coronel Cássio Novaes está afastado de seu cargo e uma investigação foi aberta para apurar os fatos.