Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trump declara situação de desastre em Porto Rico após terremotos

16 de Janeiro de 2020 às 21:08

Trump declara situação de desastre em Porto Rico após terremotos Trator recolhe restos de imóveis das ruas após terremoto. Crédito da foto: Ricardo Arduengo / AFP (8/1/2020)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (16) situação de desastre em Porto Rico. A decisão foi tomada após uma série de terremotos que sacudiu este território americano por cerca de duas semanas.

Trump “declarou que existe um desastre maior no território autônomo de Porto Rico e decretou a assistência federal para auxiliar nos esforços locais de recuperação das áreas já afetadas por furacões a partir de 28 de dezembro", informou a Casa Branca.

A verba federal, cujo valor não foi especificado, será destinada à população dos municípios de Guánica, Guayanilla, Peñuelas, Ponce, Utuado e Yauco, no sul da Ilha. “A ajuda inclui dinheiro para alojamento temporário e reconstrução de casas, empréstimos a baixo custo para cobrir perdas de propriedades sem seguro e outros programas de ajuda a indivíduos e comerciantes”, destacou o governo americano.

Trump declara situação de desastre em Porto Rico após terremotos Homem em uma bicicleta passa em frente à casa destruída em Guanica, em Porto Rico. Crédito da foto: Ricardo Arduengo / AFP (15/1/2020)

Série de tremores

Um terremoto de magnitude 5,9 sacudiu Porto Rico no sábado passado, o último de uma série de tremores poderosos que abalaram a ilha nos últimos dias. O movimento de terra teve seu epicentro situado cerca de 14 quilômetros a sudeste de Guánica, na costa sul da ilha do Caribe.

No dia 7 de janeiro, outro terremoto - de magnitude 6,4 - deixou um morto e causou o colapso do serviço elétrico, além de danos a diferentes áreas de Porto Rico. Ao menos 5 mil pessoas estão vivendo atualmente em barracas na costa sul, após suas casas desabarem ou sofrerem danos estruturais.

Prejuízo

A governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez Garced, declarou o estado de emergência. Garced calcula que os terremotos deixaram um prejuízo de 110 milhões de dólares, mas as autoridades municipais das zonas mais afetadas afirmam que os danos totalizam 460 milhões de dólares, segundo o jornal El Nuevo Día.

Porto Rico ainda está se recuperando do furacão Maria, que devastou a ilha há mais de dois anos. Desde 28 de dezembro, uma série de tremores sacudiu a ilha.

O terremoto de 6,4 no dia 11 foi precedido por outro de 5,8 e seguido por vários tremores secundários. O tremor de sábado também foi seguido por uma série de movimentos telúricos de menor intensidade. (AFP)

[irp posts="208497" ]