Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trump anuncia revisão para acelerar projetos de infraestrutura e critica China

15 de Julho de 2020 às 18:45

Após protestos, Trump assina decreto para mudanças na polícia Trump voltou a responsabilizar a China pela pandemia da Covid-19. Crédito da foto: Saul Loeb / AFP / Arquivo

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou durante evento na tarde desta quarta-feira (15) uma revisão abrangente para acelerar a análise de projetos de infraestrutura, de modo a ganhar agilidade nesse setor. Trump, além disso, voltou a criticar a China, argumentando que ela é responsável pela pandemia da Covid-19 - ele voltou a se referir à doença como "vírus chinês" - e que deveria ter contido o problema no início.

Trump criticou o fato de que projetos de infraestrutura muitas vezes ficavam parados durante muitos anos, à espera de avais de análises ambientais e de segurança. O presidente disse que a intenção não é descartar essas etapas, mas apressá-las a dar uma resposta, positiva ou negativa. Segundo Trump, será possível agora reduzir esses processo de duas décadas para por volta de dois anos ou mesmo menos que isso.

O evento em que Trump anunciou a mudança para acelerar projetos de infraestrutura ocorreu em uma unidade da United Parcel Service (UPS) em Atlanta. Ele aproveitou para agradecer o trabalho de motoristas e entregadores, no quadro atual.

Ao criticar a China, Trump afirmou que o país retaliou fazendeiros americanos. Agora, contudo, o presidente disse que essa categoria tem se saído "muito bem". Trump ainda aproveitou para celebrar a entrada em vigor recentemente do acordo comercial com México e Canadá (USMCA, na sigla em inglês). (Estadão Conteúdo)