Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trio vence Nobel de Medicina por descoberta do vírus da hepatite C

05 de Outubro de 2020 às 09:44

Os americanos Harvey Alter e Charles Rice e o britânico Michael Houghton receberão o Nobel de Medicina em 2020. Crédito da Foto: Jonathan Nackstrand / AFP

O Nobel de Medicina de 2020 foi atribuído nesta segunda-feira (5) aos americanos Harvey Alter e Charles Rice e o britânico Michael Houghton pela descoberta do vírus responsável pela hepatite C. A Organização Mundial da Saúde calcula em quase 70 milhões o número de infecções por hepatite C, que provoca 400.000 mortes por ano.

Os três foram escolhidos por "sua contribuição decisiva para a luta contra este tipo de hepatite, um grande problema de saúde mundial que provoca cirrose e câncer de fígado", explicou o júri do Comitê Nobel.

No fim dos anos 1970, Harvey Alter, que tem 85 anos, identificou que, durante as transfusões, acontecia um contágio hepático misterioso, e não era nem hepatite A nem hepatite B, recordou o júri. Anos mais tarde, em 1989, Michael Houghton e sua equipe foram reconhecidos pela descoberta da sequência genética do vírus. Charles Rice, 68 anos, analisou durante anos a maneira como o vírus se replicava, pesquisas que levaram ao surgimento de um novo tratamento revolucionário no início dos anos 2010, o sofosbuvir.

"Seu trabalho é uma conquista histórica em nossa luta contínua contra as infecções virais", afirmou Gunilla Karlsson Hedestam, integrante da Assembleia Nobel que decide os vencedores.

O prêmio é o primeiro diretamente relacionado a um vírus desde 2008, que recompensou os cientistas franceses descobridores da aids, Françoise Berré-Sinoussi e Luc Montagnier, e um pioneiro dos vírus do papiloma humano (HPV), o alemão Harald zur Hausen.

Cerimônia cancelada

Os vencedores do Prêmio Nobel serão anunciados esta semana, como estava previsto, mas a cerimônia presencial de entrega dos prêmios, em 10 de dezembro em Estocolmo, foi cancelada devido à pandemia do novo coronavírus, o que não acontecia desde 1944.

Na terça-feira será anunciado o Nobel de Física; na quarta, o de Química; e, no dia seguinte, o prêmio de Literatura.

O Nobel da Paz será revelado na sexta-feira em Oslo. E o prêmio de Economia, criado em 1968, encerrará a temporada na próxima segunda-feira. (AFP)