Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tribunal eleitoral encerra contagem, que mostra Morales reeleito

25 de Outubro de 2019 às 18:17

Tribunal eleitoral encerra contagem, que mostra Morales reeleito Evo Morales conversa com moradores de Cochabamba, na Bolívia. Crédito da foto: STR / AFP (25/10/2019)

A sala plena do tribunal regional eleitoral da Bolívia informou na tarde desta sexta-feira (25) que revalidou algumas atas que antes havia declarado nulas e com isso finalizou a contagem oficial das eleições presidenciais do domingo. Com todas as atas apuradas, o presidente Evo Morales tinha 47,08% dos votos, enquanto seu principal rival, o ex-presidente Carlos Mesa, tinha 36,51%. Com isso, Morales seria reeleito em primeiro turno.

Na quinta-feira, o Tribunal Supremo Eleitoral havia dito que haveria nova votação em quatro mesas no departamento (Estado) de Beni, mas nesta sexta-feira o presidente departamental local, Rodolfo Coimbra, revalidou essas atas e com isso a contagem foi retomada.

Para vencer em primeiro turno, um candidato deve ter mais de 50% dos votos, ou 40% e uma distância de ao menos 10 pontos porcentuais em relação ao segundo colocado.

Havia protestos em seis cidades da Bolívia nesta sexta-feira, com bloqueios e paralisação contra Morales. Oposicionistas acusam o presidente de ter cometido fraudes para ganhar a eleição no domingo. No plano internacional, a Organização das Nações Unidas, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e países como Estados Unidos e Colômbia pediram clareza na apuração. (Estadão Conteúdo)

[irp posts="23403" ]