Buscar no Cruzeiro

Buscar

Três levam Nobel da Física por estudos no campo da tecnologia a laser

02 de Outubro de 2018 às 08:48

Anúncio foi feito pela academia nesta terça. Foto: AFP / TT News Agency / Hanna Franzen
The Nobel Prize laureates for physics 2018 Arthur Ashkin of the United States won one half of the prize, while Gerard Mourou of France and Donna Strickland of Canada shared the other half. - Sweden OUT
/ AFP / TT News Agency / Hanna FRANZEN

A invenção de "pinças de luz" usadas em pesquisas biológicas e de outras tecnologias a laser em equipamentos básicos do nosso dia a dia, como impressoras e scanners de supermercado, foi homenageada nesta terça-feira, 2, com o prêmio Nobel de Física 2018. Os pesquisadores premiados foram o americano Arthur Ashkin, o francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland.

Os três receberam o prêmio por "suas invenções inovadoras no campo da física de lasers", segundo o anúncio da Academia Real de Ciências da Suécia, feito às 6h45 desta terça-feira (no horário de Brasília).

Askin ficou com metade do prêmio, de aproximadamente US$ 1 milhão, pela invenção, em 1987, das chamadas "pinças de luz", ou pinças ópticas, que são pulsos de luz extremamente focada (lasers) usados para imobilizar átomos, vírus, bactérias e outros microrganismos em experimentos biológicos, permitindo, assim, uma revolução no estudo da biologia básica da vida e na biomedicina associada a esses organismos.

A outra metade do prêmio foi dividida entre Mourou e Donna, pelo pioneirismo no desenvolvimento de lasers de alta intensidade que podem ser usados de forma segura - por exemplo, em cirurgias oftalmológicas, para correção de problemas na vista. Eles publicaram um trabalho de referência sobre o assunto em 1985. Donna é apenas a terceira mulher a receber o prêmio de Física desde a sua criação, em 1901.

Nesta segunda-feira, dia 1º, foi anunciado o Nobel de Fisiologia e Medicina - para a descoberta da imunoterapia contra o câncer - e na quarta-feira (3) será anunciado o prêmio de Química. (Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos