Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tremor de magnitude 4,5 perto de central nuclear deixa 7 feridos no Irã

08 de Janeiro de 2020 às 11:07

Bandeira iraniana na usina nuclear de Bushehr, no Irã, durante uma cerimônia oficial para iniciar as obras de um segundo reator na instalação. Crédito da foto: AFP/ 10/11/19

Um sismo de magnitude 4,5 foi registrado, nesta quarta-feira (8), em uma região do sudoeste do Irã, onde fica a central nuclear de Bushehr, e deixou sete feridos - informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), acrescentando que não há relato de maiores danos.

O sismo, de 10 quilômetros de profundidade, aconteceu às 6h49 locais (00h19 em Brasília) e afetou uma zona situada 17 quilômetros ao sudeste da cidade de Borazjan, relatou o USGS em sua página on-line.

O fenômeno também foi sentido na cidade de Bushehr, onde está a central de mesmo nome, indicou a agência oficial de notícias IRNA, citando uma autoridade dessa infraestrutura.

Em declaração á IRNA, o diretor da célula de crise da província, Jahangir Dehghani, confirmou que não houve vítimas, nem danos, até o momento.

Este sismo acontece duas semanas depois de um terremoto de magnitude 5,1 ocorrido na mesma região.

A central nuclear de Bushehr, que produz mil megawatts, foi construída pela Rússia e começou a funcionar em setembro de 2013.

Em 2016, empresas russas e iranianas começaram a construir dois reatores de mil megawatts em Bushehr. A obra deve durar cerca de dez anos. (AFP)