Buscar no Cruzeiro

Buscar

Theresa May apresenta acordo do Brexit a um governo dividido

14 de Novembro de 2018 às 10:10

Theresa May May tentava há dias concluir as negociações com Bruxelas - Foto: Tolga Akmen/AFP

A primeira-ministra britânica Theresa May tenta nesta quarta-feira (14) que seu governo aprove o projeto de acordo sobre o Brexit alcançado com Bruxelas, e deverá superar as fortes divisões do executivo antes de enfrentar a prova de fogo ante o parlamento. "Chegou o momento da verdade", afirmou o jornal Daily Telegraph. "O Dia do Julgamento", disse, por sua vez, o Daily Mail.

Depois de receber os membros do gabinete na noite de terça-feira (13) para apresentar o texto dos negociadores britânicos e europeus, May reúne um conselho de ministros extraordinário no início da tarde para tentar obter a luz verde. A menos de cinco meses da data prevista para o Brexit, Theresa May tentava há dias concluir as negociações com Bruxelas para que o Parlamento britânico possa votar o acordo antes do recesso de fim de ano.

[irp posts="42431" ]

 

Citando duas fontes governamentais, a emissora pública irlandesa RTE afirmou que foi alcançado um acordo sobre a fronteira entre a Irlanda e a província britânica da Irlanda do Norte, principal entrave na negociação. Contudo, o ministério de Relações Exteriores irlandês garantiu em nota que "as negociações entre a UE e o Reino Unido sobre um acordo de saída continuam e não foram concluídas".

O acordo ainda deve ser oficialmente aprovado pelos líderes europeus, que devem convocar uma cúpula extraordinária no fim de novembro. (Anna Cuenca - AFP)

Galeria

Confira a galeria de fotos