Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parlamento britânico vota novamente o acordo do Brexit de May

12 de Março de 2019 às 08:44

Parlamento britânico vota novamente o acordo do Brexit de May May se reuniu com Jean-Claude Juncker na noite de segunda (11) - Foto: Daniel Leal-Olivas/AFP (12/03/2019)

Dois meses depois de uma forte rejeição dos deputados britânicos a seu controverso acordo do Brexit com Bruxelas, a primeira-ministra britânica, Theresa May, volta a apresentar o projeto ao Parlamento nesta terça-feira (12), em uma votação histórica que pode terminar com uma nova derrota. Em um esforço de última hora, May viajou na noite de segunda-feira (11) a Estrasburgo (França), sede da Eurocâmara, para uma reunião com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Após duas horas e meia de reunião, uma nova guinada aconteceu nesta novela política sem precedentes: pouco antes da meia-noite os dois anunciaram um entendimento sobre o ponto mais polêmico do acordo, a "salvaguarda irlandesa". Este mecanismo busca evitar o retorno de uma fronteira física entre a Irlanda e a província britânica da Irlanda do Norte, para proteger o frágil Acordo de Paz de 1998.

Mas os deputados eurocéticos no Partido Conservador, de May, temem que a situação deixe o Reino Unido, de fato, preso de modo indefinido às redes europeias. A solução apresentada por May e Juncker em Estrasburgo consiste em um intrincado "instrumento conjunto legalmente vinculante", pelo qual o Reino Unido pode denunciar a UE se considera que o bloco atua de má-fé para impor uma "salvaguarda irlandesa" permanente. E também inclui encontrar "ajustes alternativos" para a fronteira de Irlanda a partir de dezembro de 2020.

[irp posts="82298" ]

 

Resta saber, no entanto, se o coelho tirado da cartola menos de 24 horas antes da votação será suficiente para acalmar os temores do Parlamento britânico e mudar o resultado da votação de janeiro, quando 202 deputados aprovaram o acordo e 432 rejeitaram o texto, incluindo mais de 100 rebeldes conservadores.

Um dos elementos chaves da votação é saber o que farão os 10 deputados do Partido Democrático Unionista (DUP), uma pequena formação norte-irlandesa cujo apoio é vital para a frágil maioria parlamentar de May.

Este partido ultraconservador sempre foi contrário à ideia de que a Irlanda do Norte receba um tratamento diferente ao do resto do Reino Unido e não está claro se o novo acordo com Bruxelas será suficiente para satisfazer seus deputados.

[irp posts="82279" ]

 

Mas a apenas duas semanas e meia da data prevista para o Brexit, em 29 de março, os deputados norte-irlandeses, assim como os rebeldes conservadores eurocéticos, poderiam considerar que é melhor aprovar o que tem agora a arriscar, após tantos anos, o naufrágio do processo. A votação está prevista para as 16h de Brasília (19h locais).

Se os deputados derrubarem novamente o texto, a equipe de May contempla a possibilidade, de acordo com a imprensa, de apresentá-lo ao Parlamento uma terceira vez, mas tudo dependeria de quantos deputados votarão contra: uma desvantagem de mais de 60 parece muito difícil de superar. A primeira-ministra também se comprometeu a consultar na quarta-feira os parlamentares sobre sua posição a respeito de um Brexit sem acordo. (Anna Cuenca - AFP)