Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia avança nos EUA e Espanha confina 200 mil pessoas

05 de Julho de 2020 às 00:01

Pandemia avança nos EUA e Espanha confina 200 mil pessoas Cidade de Lérida, no nordeste da Espanha, está com entradas e saídas restritas. Crédito da foto: Pau Barrena / AFP (4/7/2020)

A Espanha ordenou ontem o reconfinamento de 200 mil pessoas na Catalunha para novos surtos de coronavírus, enquanto no resto da Europa as restrições são flexibilizadas. A pandemia continua causando estragos nos Estados Unidos, onde as celebrações nacionais foram limitadas.

Em todo os Estados Unidos, neste 4 de julho, Dia da Independência, as festividades foram ofuscadas: desfiles regulares foram cancelados, celebrações de churrasco foram reduzidas e reuniões de família foram adiadas.

O país havia registrado 57.683 casos nas últimas 24 horas -- um número muito alto pelo terceiro dia consecutivo -- e somou mais de 2,7 milhões de casos acumulados. No total, cerca de 130 mil pessoas morreram. O sul e o oeste do país são os mais atingidos pelo vírus e, segundo o jornal Washington Post, pelo menos 14 Estados estão passando por sua pior semana desde o início da pandemia. A situação obrigou a interrupção da flexibilização das restrições, adotada por alguns Estados que voltaram a fechar bares e praias.

Na Europa, o continente mais afetado pela pandemia com quase 200 mil mortos, alguns países voltaram atrás em suas etapas de reconfinamento.

A América Latina já ultrapassou a Europa em número de casos, com 2,8 milhões de infectados. O Brasil, que registra mais de mil mortes diariamente, é o epicentro regional, com mais de 63 mil mortos e 1,5 milhão de casos.

Reconfinamento

Na Espanha, que havia encerrado o confinamento há duas semanas, as autoridades de saúde ordenaram ontem o confinamento de cerca de 200 mil habitantes em Lérida (nordeste da Espanha), devido aos vários surtos de coronavírus registrados nesta região. “Decidimos confinar a área do Segriá (na cidade de Lérida), com base em dados que confirmam um crescimento bastante significativo do número de casos de Covid-19”, declarou à imprensa o presidente da região, o separatista Quim Torra.

Torra afirmou que o confinamento restringe as entradas e saídas da região. A ministra regional da Saúde, Alba Vergés, disse que estão proibidas as reuniões de mais de dez pessoas, e que visitas às casas de repouso de idosos estão suspensas.

Enquanto isso, em Barcelona, a Basílica da Sagrada Família, um dos monumentos mais visitados da Espanha, voltou a abrir suas portas ontem, depois de mais de três meses. (AFP)