Opositor russo pode ir para campo de trabalho

Por

Alexei Navalny está preso e foi condenado por difamação. Crédito da foto: Kirill Kudryavtsev / AFP (20/2/2021)

Alexei Navalny está preso e foi condenado por difamação. Crédito da foto: Kirill Kudryavtsev / AFP (20/2/2021)

A justiça russa condenou por duas vezes ontem o principal opositor do governo russo, Alexei Navalny. Ele foi penalizado em um caso por “difamação” e, em outro, teve confirmada sua pena de prisão, que pode cumprir em um campo de trabalho.

O ativista anticorrupção de 44 anos, conhecido por suas investigações sobre a fortuna das elites russas, foi condenado a sua primeira sentença de longo prazo em quase uma década de processos judiciais com as autoridades e pode ser transferido para um campo de trabalho forçado.

Navalny foi detido no mês passado, quando voltou à Rússia. Ele passou meses em tratamento na Alemanha, depois de sofrer um envenenamento que quase lhe custou a vida. O adversário do presidente Vladimir Putin acusa o Kremlin. Em 2 de fevereiro, foi condenado a dois anos e oito meses de prisão.

Uliana Solopova, porta-voz do tribunal de Moscou, disse na sexta-feira que Navalny poderá ser transferido para um dos vários campos de trabalho da Rússia.

Uma herança da extinta União Soviética, a maioria das sentenças de prisão da Rússia é cumprida em campos de trabalho prisionais, muitas vezes longe de tudo. O trabalho dos detentos, em geral em oficinas de costura, ou de fabricação de móveis, é obrigatório. (AFP)