Buscar no Cruzeiro

Buscar

ONU alerta G-20 sobre risco econômico

22 de Novembro de 2020 às 00:01

ONU alerta G-20 sobre risco econômico Secretário-geral da ONU falou na abertura do evento. Crédito da foto: Jonathan Nackstrand / AFP (20/11/2020)

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu ontem, em um discurso antes da abertura dos dois dias de reunião virtual de líderes das 20 maiores economias do mundo (G-20) -- este ano sediada pela Arábia Saudita --, que novos esforços sejam direcionados para atender às necessidades dos países em desenvolvimento. “Os países desenvolvidos podem se dar ao luxo de fornecer um enorme alívio para as suas sociedades, e estão fazendo isso, mas o mundo em desenvolvimento está à beira da ruína financeira e da crescente pobreza, fome e sofrimento indizível.”

O tema principal do encontro este ano é como combater a pandemia do novo coronavírus e suas consequências do ponto de vista social e econômico.

Na apresentação, Guterres também pediu aos líderes do G-20 um aumento nos recursos financeiros disponíveis para o Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo ele, ainda que o G-20 tenha estendido a iniciativa de suspensão da dívida por seis meses, esse movimento ainda não é suficiente, ressaltando que o efeito dominó das falências pode devastar a economia global.

Guterres comentou, ainda, que o mundo precisa de ações concretas para se recuperar após a pandemia do coronavírus, incluindo medidas que favoreçam a sustentabilidade climática. Além disso, afirmou que os avanços recentes nas vacinas para a Covid-19 “oferecem um raio de esperança”, mas que elas precisam ser tratadas como um bem público global, para garantir que cheguem a todas as pessoas.

Assim como já tinha feito na reunião de cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro defendeu, em seu discurso no encontro, a reforma da Organização Mundial de Comércio (OMC). “A reforma da OMC, que já se fazia necessária antes da pandemia, torna-se, agora, elemento-chave para a recuperação da economia mundial.”

O Brasil, segundo o presidente, defende avanços nos três pilares da OMC: negociações; solução de controvérsias; e monitoramento e transparência. Ele também disse esperar que o Órgão de Apelação da instituição multilateral possa voltar à plena operação “o mais rápido possível”.

O presidente da China, Xi Jinping, por sua vez, exortou os países do G-20 a reduzir tarifas e barreiras no comércio internacional para retomada da economia global e pediu às nações que controlarem a doença “dentro de casa”. (Julliana Martins, Célia roufe, Fabrício de Castro e Marcela Guimarães - Estadão Conteúdo)