Buscar no Cruzeiro

Buscar

Oito são mortos em emboscada do Estado Islâmico no Iraque

22 de Novembro de 2020 às 00:01

Oito são mortos em emboscada do Estado Islâmico no Iraque Grupo jihadista mantém células clandestinas no sul do país. Crédito da foto: Sabah Arar / AFP (21/11/2020)

Seis militares e dois civis morreram na noite de ontem em uma emboscada organizada por jihadistas do Estado Islâmico (EI) a cerca de 200 quilômetros ao norte de Bagdá, no Iraque, disse um oficial da polícia local.

Uma bomba, colocada à beira de uma estrada, explodiu quando um veículo civil passou e, em seguida, policiais e membros do grupo paramilitar Hashd al Shaabi que se aproximaram da área foram baleados por jihadistas, explicou à AFP a fonte policial.

“Quatro membros do Hashd tribal”, as unidades sunitas desta coalizão paramilitar dominada por xiitas pró-iranianos, “dois policiais e dois civis foram mortos no ataque do EI”, disse Mohamed Zidan, prefeito da cidade de Zuiya, cerca de 50 quilômetros ao norte da capital iraquiana.

Até ontem, o atentado não foi reivindicado por nenhum grupo, mas autoridades acreditam ter sido praticado pelo Estado Islâmico. O governo iraquiano declarou “vitória” na guerra contra o EI em 2017, mas este grupo jihadista mantém células clandestinas nas províncias sunitas do país, especialmente na de Salahuddin, onde aconteceu o ataque de ontem.

Onze pessoas, entre elas membros das forças de segurança, perderam a vida há cerca de 10 dias em um ataque contra um posto militar a oeste de Bagdá, no qual cinco das vítimas também faziam parte do Hashd tribal. (AFP)