Buscar no Cruzeiro

Buscar

Moscou e Pequim querem usar menos o dólar em comércio bilateral

11 de Setembro de 2018 às 12:40

comércio bilateral Putin recebeu o chinês Xi Jinping - Foto: Sergei Chirikov/Pool/AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira (11) que Moscou e Pequim planejam usar mais suas moedas nacionais para o comércio bilateral, ao invés do dólar. "As duas partes confirmaram seu interesse em utilizar mais ativamente as moedas nacionais para" seu comércio bilateral, declarou Putin depois de receber o chinês Xi Jinping, por ocasião de um fórum econômico em Vladivostok, no Extremo Oriente russo.

"Isso fortalecerá a estabilidade do tratamento pelos bancos das operações de importação e exportação, em meio às condições de risco que persistem nos mercados mundiais", acrescentou. Isso ocorre em um contexto de sanções econômicas cada vez mais duras dos países ocidentais contra a Rússia desde a crise ucraniana iniciada em 2014.

[irp posts="16566" name="Furacão Florence ameaça a costa leste dos Estados Unidos"]

Nos últimos meses, os Estados Unidos reforçaram o arsenal de medidas, acusando Moscou de interferência política ou pelo caso do espião russo envenenado na Inglaterra. Por sua vez, a China está na linha de frente de uma guerra comercial com os Estados Unidos.

As relações econômicas e diplomáticas entre a China e a Rússia se fortaleceram nos últimos anos. Segundo Putin, o volume de comércio entre a Rússia e a China aumentou em um terço no primeiro semestre, chegando a 50 bilhões de dólares, e pode chegar a 100 bilhões até o final do ano. (AFP)

Galeria

Confira a galeria de fotos