Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ministro alemão do Interior renuncia em meio à crise política

01 de Julho de 2018 às 19:46

AFP

Em conflito com a chanceler alemã, Angela Merkel, sobre a política migratória, o ministro do Interior, Horst Seehofer, decidiu renunciar ao cargo - disseram à AFP fontes ligadas a seu partido bávaro, a CSU.

Seehofer anunciou sua decisão em uma reunião da CSU a portas fechadas, em Munique (sul), que continuava neste domingo à noite. Ele também pretende deixar a presidência do partido, membro da frágil coalizão de governo alemã, acrescentaram as mesmas fontes.

Horst Seehofer "quer renunciar a seu cargo de ministro e de presidente do partido", porque considera que "não tem o apoio" necessário, indicou uma dessas fontes, sem conseguir dizer ainda o que essa decisão implica para o futuro do governo alemão.

Seehofer deve falar com a imprensa esta noite.

A questão agora é saber se o partido do ministro abandonará, ou não, a coalizão de governo na Alemanha, o que privaria a chanceler da maioria de deputados, afundando o país em uma grande crise política.

Há várias semanas, a CSU pressiona Merkel a aceitar seu plano de rejeitar na fronteira os solicitantes de asilo que já tenham sido registrados em outros países, ou para que alcance acordos europeus que tenham o mesmo efeito.

Neste domingo, completa-se a data-limite imposta pela CSU.

Angela Merkel se opõe às rejeições na fronteira, considerando que poderia criar "um efeito dominó" na Europa.