Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mergulhadores acham 2ª caixa preta de avião que caiu na Indonésia

14 de Janeiro de 2019 às 07:39

avião Indonésia Avião era da companhia indonésia Lion Air - Foto: Adek Berry/AFP

Uma equipe de mergulhadores encontrou a segunda caixa preta do avião da Lion Air que caiu na costa da Indonésia em 29 de outubro, deixando 189 mortos, anunciaram nesta segunda-feira (14) as autoridades indonésias. A gravação das comunicações da tripulação ajudará os investigadores a entender por que o aparelho, que acabara de entrar em serviço, caiu no mar 13 minutos depois de decolar de Jacarta.

A primeira caixa preta, que contém os registros dos dados técnicos, foi encontrada logo após o acidente e mostrou que houve problemas com o velocímetro. Durante o último voo do Boeing, os pilotos perguntaram aos controladores de tráfego qual era a velocidade e a altitude do avião, e eles disseram que tinham "problemas de controle de vôo", de acordo com o relatório preliminar dos pesquisadores indonésios.

[irp posts="64556" ]

 

O aparelho havia sofrido problemas semelhantes em um voo anterior, aparentemente devido às medições erradas fornecidas pelos captadores, mas os pilotos entraram em piloto automático para recuperar o controle do dispositivo. Os investigadores não explicaram por que os pilotos do último vôo JT610 não puderam fazer o mesmo.

A Boeing estabeleceu um novo sistema antitravamento nos modelos mais recentes do seu 737-MAX. Mas um mau funcionamento da AOA pode resultar em um resultado fatal e forçar os pilotos a ter que recuperar o controle das máquinas. Segundo especialistas em aviação, as caixas pretas permitem que 90% das causas dos acidentes sejam esclarecidas. (AFP)