Buscar no Cruzeiro

Buscar

Maior avião do mundo faz primeiro voo na Califórnia, nos EUA

14 de Abril de 2019 às 09:00

A aeronave, com duas fuselagens e seis motores Boeing 747, sobrevoou o deserto de Mojave em sua viagem inaugural. Crédito da foto: AFP.

O maior avião do mundo decolou pela primeira vez, em um voo de teste na Califórnia neste sábado, informou a empresa norte-americana Stratolaunch. A aeronave, com duas fuselagens e seis motores Boeing 747, sobrevoou o deserto de Mojave em sua viagem inaugural.

Seu design permitirá transportar ao espaço e soltar foguete, que por sua vez, ativará satélites. Dessa forma, a nova aeronave forneceria uma forma mais flexível para essa finalidade do que os foguetes de decolagem vertical, já que precisa apenas de uma pista longa para decolar.

A aeronave, cuja fabricação estava nas mãos da empresa de engenharia Scaled Composites, é tão grande que a distância entre as extremidades de suas asas é de 117 metros, ou seja, mais do que um campo de futebol, ou aproximadamente 1,5 vez maior que a de um Airbus A380, que tem menos de 80 metros.

O vôo durou aproximadamente duas horas e meia, segundo Stratolaunch. Até agora, o avião só fizera testes no solo. A velocidade máxima era de 304 quilômetros por hora e atingia uma altitude de 17.000 pés, ou 5.182 metros.

A Stratolaunch foi financiada por Paul Allen, co-fundador da Microsoft, como uma forma de entrar no mercado aeroespacial para lançar pequenos satélites. Entretanto, Allen morreu em outubro e o futuro da companhia é incerto. (AFP)