Buscar no Cruzeiro

Buscar

Macron anuncia reformulação do gabinete, após renúncias de ministros

16 de Outubro de 2018 às 08:56

Emmanuel Macron Macron nomeou cinco novos ministros - Foto: Philippe Wojazer/POOL/AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, designou nesta terça-feira (16) Christophe Castaner para o cargo de ministro do Interior, como parte de uma reforma ministerial, anunciou a presidência, que insistiu na manutenção do "calendário de reformas". Macron reorganizou o governo para constituir "uma equipe renovada, dotada de um segundo impulso, mas cujo mandato continua sendo o mesmo", afirma um comunicado do Palácio do Eliseu, sede da presidência.

"Esta equipe de governo vai atuar na continuidade da política desenvolvida pelo governo e do calendário de reformas dos próximos meses", completa a nota. Castaner, ex-militante socialista, uma das pessoas mais próximas de Macron, ocupava a secretaria de Relações com o Parlamento. Seu antecessor no ministério do Interior, Gérard Collomb, renunciou no início de outubro.

[irp]

 

Em sua nova função, Castaner terá como principal auxiliar Laurent Nuñez, titular da Direção Geral de Segurança Interna (DGSI), designado secretário de Estado. O deputado de centro-direita Franck Riester foi nomeado ministro da Cultura em substituição a Françoise Nyssen. O centrista Marc Fesneau, líder da bancada parlamentar MoDem, foi designado ministro das Relações com o Parlamento, cargo anterior de Castaner.

Sua colega de partido Jacqueline Gourault assumirá o ministério da Coesão dos Territórios, cargo ocupado até agora por Jacques Mézard. O ex-senador socialista Didier Guillaume será o novo ministro da Agricultura. (AFP)

Galeria

Confira a galeria de fotos