Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itália deve começar reabertura em 4 de maio

22 de Abril de 2020 às 00:01

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, confirmou nesta terça-feira (21) que o país pode começar sua reabertura econômica em 4 de maio. Ele minimizou qualquer esperança, porém, de um relaxamento total em algumas das medidas mais estritas de quarentena em vigor entre as democracias ocidentais.

“Muitos cidadãos estão cansados dos esforços que têm sido feitos até agora e gostariam de um relaxamento significativo dessas medidas, ou mesmo sua total abolição”, afirmou Conte no Facebook. “Uma decisão desse tipo seria irresponsável”, disse ele.

Conte adiantou que as medidas para relaxar as restrições devem ser anunciadas antes do fim desta semana. Também adiantou que serão levadas em conta as diferentes circunstâncias de cada região, nesse processo.

A Itália registra 107.709 infectados e 24.648 mortes desde o início da pandemia.

Holanda

O governo holandês anunciou nesta terça-feira (21) a reabertura a partir de 11 de maio das escolas do ensino fundamental, fechadas desde meados de março, na primeira medida de desconfinamento no setor da educação. Os alunos poderão retomar suas aulas “em tempo parcial”, declarou o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, em entrevista coletiva.

A Holanda, que optou pelo que Rutte definiu como “confinamento inteligente”, segue os passos da Alemanha e alguns países escandinavos, que estão reabrindo as escolas gradualmente. (Estadão Conteúdo e AFP)