Imunização começa amanhã nos EUA
Crédito da foto: Reprodução / Agência brasil
A vacina de Covid-19 da Pfizer-BioNTech chegará na manhã de segunda-feira a hospitais e outros locais de inoculação nos Estados Unidos, pronta para ser injetada em milhões de pessoas nos setores mais vulneráveis.
As doses devem começar a ser enviadas hoje da fábrica da Pfizer em Kalamazoo, Michigan (norte), armazenadas em caixas com gelo seco capazes de ficar a -70 graus Celsius, temperatura necessária para mantê-la.
O general Gus Perna, que supervisiona a operação de logística como parte da estratégia antipandêmica do governo, comparou o momento ao Dia D, o ponto de virada da Segunda Guerra Mundial.
“Estou absolutamente 100% certo de que distribuiremos com segurança esse produto precioso, essa vacina necessária para derrotar o inimigo cobiçoso”, disse ele a repórteres.
Os Estados Unidos são o país com mais mortes do mundo, com quase 300 mil, por Covid-19 e quase 16 milhões de infecções.
O general disse que centenas de locais, incluindo hospitais e outros centros de distribuição, receberão as vacinas entre segunda e quarta-feira, o que cobriria a primeira fase da vacinação, com cerca de três milhões de pessoas imunizadas.
As autoridades de saúde do país recomendaram que os trabalhadores de saúde e residentes de asilos tenham prioridade, mas as decisões serão deixadas para os governos estaduais.
Os Estados Unidos se tornaram o sexto país a autorizar a vacina Pfizer/BioNTech na noite de sexta-feira.
Foi um momento de triunfo para a gigante americana e sua parceira alemã BioNTech, que começaram a trabalhar em seu produto, baseado na tecnologia experimental de mRNA (ácido ribonucleico mensageiro), há apenas 11 meses. (Issam Ahmed - AFP)