Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hondurenhos preparam nova caravana migratória para os EUA

15 de Janeiro de 2019 às 09:28

hondurenhos Caravana foi convocada através das redes sociais - Foto: Orlando Sierra/AFP

Dezenas de hondurenhos começaram a partir nesta terça-feira (15) em uma nova caravana em direção aos Estados Unidos, que segundo o presidente americano, Donald Trump, será a maior de todas. "Eu vou porque não se pode fazer nada aqui (...). Estamos buscando o sonho americano", disse à AFP José Ramírez, de 17 anos, na central metropolitana de transportes de San Pedro Sula, cidade 180 km ao norte de Tegucigalpa.

Pelas redes sociais, pessoas anônimas convocaram a "Caravana migrante de 15 de janeiro", que partirá do rodoviária da segunda cidade de Honduras. Desta rodoviária também partiu a primeira caravana para os EUA, com cerca de 2 mil hondurenhos, em 13 de outubro, e uma segunda, menor, quatro dias depois. O movimento foi acompanhado de caravanas semelhantes a partir de El Salvador e Guatemala.

[irp posts="65005" ]

 

Segundo a embaixada de Honduras no México, há cerca de 2.500 hondurenhos em albergues no território mexicano, e apenas 3% deste contingente têm chances de entrar nos Estados Unidos. No total, cerca de 13 mil hondurenhos participaram destas caravanas e ao menos 7.270 retornaram a Honduras. Ao menos onze hondurenhos morreram no trajeto, o último um jovem de 23 anos atropelado por um trem no México.

Na quinta-feira passada, ao visitar a fronteira na região de McAllen, Texas, Trump reclamou que Honduras, Guatemala e El Salvador "não fazem nada pelos Estados Unidos" para impedir a emigração e advertiu que "há outra gigantesca caravana se formando no momento em Honduras (...), a maior que já vimos". (Noe Leiva - AFP)

Galeria

Confira a galeria de fotos